quarta-feira, 3 de dezembro de 2014


O USO DAS MÍDIAS
Projeto para o uso das mídias na Escola Peter Pan
A Era Digital na Educação

 Justificativa
O objetivo deste projeto é resgatar a aprendizagem e a autoestima dos educando. Nota-se que para trabalhar na formação do individuo de forma eficaz é necessário mudanças constantes no processo ensino aprendizagem, que possa permitir ao educando explorar diferentes caminhos rumo ao conhecimento. Percebe-se também que esses caminhos devem estar integrando a uma prática interdisciplinar de modo a oferecer meios para que os educando possam fazer uso do conhecimento adquirido ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A escola visa uma educação que se aprimore ano a ano, portando-se na busca por uma educação qualitativa e não quantitativa. Sendo assim, temos como objetivo além da qualidade de ensino elevar também o índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Portanto vale ressaltar que a Escola proporcionará meios e recursos inovadores, tanto da parte humana quanto da parte tecnológica.
 Sendo assim a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Peter Pan oferece aos seus alunos, docentes e comunidade escolar essa nova tecnologia digital que é necessária na sociedade atual, viabilizando ao individuo uma participação ativa na construção da sociedade. Esses recursos são ferramentas eficazes para o aperfeiçoamento do processo educativo, criando  assim, novas formas de ensinar e aprender, trazendo características inovadoras, motivando professores e alunos, desenvolvendo autonomia, criatividade e construção de conhecimento, estes que deverão ser construído em conjunto com os projetos e conteúdos   pedagógicos que a escola oferece.
Objetivo Geral
Ø    Utilizar a tecnologia como ferramenta de trabalho no sistema educacional, oferecendo aos professores e alunos novas formas de ensino e aprendizagem, aperfeiçoando os métodos pedagógicos, trazendo assim características inovadoras, desenvolvendo habilidades próprias da Educação Infantil com utilização de recursos tecnológicos diversos.
Objetivos Específicos
Ø    Despertar o interesse dos alunos pelo uso do computador, desenvolvendo assim, competências e habilidades mediante a metodologia aplicada.
Ø    Inserir os educando no mundo digital, possibilitando novas experiências e autonomia na busca de aquisição do conhecimento através de softwares educativos.
Ø     Construir um saber sistematizado cuja atuação deve estar pautada nos princípios de investigação, mediação e intervenção para contribuir significativamente no processo evolutivo dos educando envolvidos no projeto A Era Digital na Educação·
Ø     Observar e explorar os recursos tecnológicos existentes na escola com atitude de curiosidade.
Ø     Utilizar os jogos no computador para construir novos conhecimentos, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

                                    Metodologias
Ø    Levar os alunos ao Laboratório de Informática para conhecer o computador e as partes principais.
Ø    Levar os alunos ao laboratório para assistir vídeos com as temáticas trabalhadas nos Projetos Pedagógicos.
Ø    Utilizar o Laboratório de Informática para fazer desenho no Tux Paint, refletindo conteúdos trabalhados nos projetos da escola, com possibilidade de futura exposição.
Ø    Atividades diversas envolvendo a leitura, interpretação e produção de textos.
Ø    Criar e atualizar sempre o blog da escola para que pais e responsáveis tenham acesso aos trabalhos realizados com os alunos na unidade escolar.
Ø    Instalações de softwares educativos: Os softwares poderão ser adquiridos;
mediante pesquisa de softwares livres, que são gratuitos, pela internet.
de acordo com a metodologia da escola a seleção ou indicação do quadro docente.
Ø    Compra do software pela escola.
Ø    Utilizar o fecebook da escola para divulgar as atividades dos alunos.
                            Recursos necessários
Recursos humanos:

Professora (a) de informática / Professora da turma.

Recursos materiais:
Ø    Computadores para que possa atender  no máximo  25 alunos durante as aulas.
Ø    Softwares e programas educativos.
Ø    Impressora para que os trabalhos dos alunos sejam impressos à um custo menor para a escola.
Ø    Data show.
Ø    Acesso a internet.
 Avaliação
Será de forma contínua, através de atividades desenvolvidas relativas aos temas realizadas em várias etapas, onde as crianças possam vivenciar situações do cotidiano, favorecendo o desenvolvimento de novas habilidades.
TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto será desenvolvido durante o ano de 2015

Referências

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação. – Brasília: MEC/SEF, 2002. Vol 3: Conhecimento de Mundo.
MOÇO, Anderson. Quanta coisa eles aprendem! Revista Nova Escola. Abril 2010. www.ne.org.br. p. 43-50
MARGO. Um amigo Chamado Computador http://margo.wikispaces.com/Hist%C3%B3ria+Infantil . Acesso em 29 de fevereiro de 2012.






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