O USO DAS MÍDIAS
Projeto para o uso das
mídias na Escola Peter Pan
A Era Digital na
Educação
Justificativa
O objetivo
deste projeto é resgatar a aprendizagem e a autoestima dos educando. Nota-se
que para trabalhar na formação do individuo de forma eficaz é necessário
mudanças constantes no processo ensino aprendizagem, que possa permitir ao
educando explorar diferentes caminhos rumo ao conhecimento. Percebe-se também
que esses caminhos devem estar integrando a uma prática interdisciplinar de
modo a oferecer meios para que os educando possam fazer uso do conhecimento
adquirido ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A escola visa uma educação que se aprimore ano a ano, portando-se na busca por uma educação qualitativa e não quantitativa. Sendo assim, temos como objetivo além da qualidade de ensino elevar também o índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Portanto vale ressaltar que a Escola proporcionará meios e recursos inovadores, tanto da parte humana quanto da parte tecnológica.
A escola visa uma educação que se aprimore ano a ano, portando-se na busca por uma educação qualitativa e não quantitativa. Sendo assim, temos como objetivo além da qualidade de ensino elevar também o índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Portanto vale ressaltar que a Escola proporcionará meios e recursos inovadores, tanto da parte humana quanto da parte tecnológica.
Sendo assim a
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Peter Pan oferece aos seus alunos,
docentes e comunidade escolar essa nova tecnologia digital que é necessária na
sociedade atual, viabilizando
ao individuo uma participação ativa na construção da sociedade. Esses recursos
são ferramentas eficazes para o aperfeiçoamento do processo educativo,
criando assim, novas formas de ensinar e
aprender, trazendo características inovadoras, motivando professores e alunos,
desenvolvendo autonomia, criatividade e construção de conhecimento, estes que
deverão ser construído em conjunto com os projetos e conteúdos pedagógicos que a
escola oferece.
Objetivo
Geral
Ø
Utilizar a tecnologia como
ferramenta de trabalho no sistema educacional, oferecendo aos professores e
alunos novas formas de ensino e aprendizagem, aperfeiçoando os métodos
pedagógicos, trazendo assim características inovadoras, desenvolvendo
habilidades próprias da Educação Infantil com utilização de recursos
tecnológicos diversos.
Objetivos Específicos
Ø
Despertar o interesse dos alunos pelo uso do computador,
desenvolvendo assim, competências e habilidades mediante a metodologia
aplicada.
Ø
Inserir os educando no mundo digital, possibilitando novas
experiências e autonomia na busca de aquisição do conhecimento através de
softwares educativos.
Ø
Construir um saber sistematizado cuja atuação
deve estar pautada nos princípios de investigação, mediação e intervenção para
contribuir significativamente no processo evolutivo dos educando envolvidos no
projeto A Era Digital na Educação·
Ø
Observar e explorar os recursos tecnológicos
existentes na escola com atitude de curiosidade.
Ø
Utilizar os jogos no computador para construir
novos conhecimentos, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e
necessidades.
Metodologias
Ø
Levar os alunos ao Laboratório de
Informática para conhecer o computador e as partes principais.
Ø
Levar os alunos ao laboratório para assistir vídeos com as
temáticas trabalhadas nos Projetos Pedagógicos.
Ø
Utilizar o Laboratório de Informática para
fazer desenho no Tux Paint, refletindo conteúdos trabalhados nos projetos da escola, com
possibilidade de futura exposição.
Ø Atividades diversas envolvendo a
leitura, interpretação e produção de textos.
Ø
Criar e atualizar sempre o blog da escola para que pais e
responsáveis tenham acesso aos trabalhos realizados com os alunos na unidade
escolar.
Ø Instalações de softwares educativos: Os
softwares poderão ser adquiridos;
mediante pesquisa de softwares livres, que são gratuitos, pela internet.
de acordo com a metodologia da escola a seleção ou indicação do quadro docente.
mediante pesquisa de softwares livres, que são gratuitos, pela internet.
de acordo com a metodologia da escola a seleção ou indicação do quadro docente.
Ø Compra do software pela escola.
Ø Utilizar o fecebook da escola para
divulgar as atividades dos alunos.
Recursos
necessários
Recursos humanos:
Professora (a) de informática / Professora da turma.
Recursos materiais:
Ø Computadores para que possa atender no máximo
25 alunos durante as aulas.
Ø Softwares e programas educativos.
Ø Impressora para que os trabalhos dos
alunos sejam impressos à um custo menor para a escola.
Ø Data show.
Ø Acesso a internet.
Avaliação
Será de forma contínua, através de atividades
desenvolvidas relativas aos temas realizadas em várias etapas, onde as crianças
possam vivenciar situações do cotidiano, favorecendo o desenvolvimento de novas
habilidades.
TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto será
desenvolvido durante o ano de 2015
Referências
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação. – Brasília: MEC/SEF, 2002. Vol 3: Conhecimento de Mundo.
MOÇO, Anderson. Quanta coisa eles aprendem! Revista Nova Escola. Abril 2010. www.ne.org.br. p. 43-50
MARGO.
Um amigo Chamado Computador http://margo.wikispaces.com/Hist%C3%B3ria+Infantil
. Acesso em 29 de fevereiro de 2012.
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